Após a visita a "La Pedrera" e já com a hora do almoço um pouco avançada, aqui vamos nós degustar uma bela baguette de presunto serrano em pleno "Passeig de Gracia". Já com as forças recuperadas seguimos para a "Casa Botlló". Esta casa fica situada em pleno "Passeig de Gracia" e faz parte da "Manzana de la Discordia". A "Manzana de la Discordia" é constituída por 3 casas construidas por três arquitectos rivais da época, sendo a "Casa Batlló" da autoria de Gaudi. Estas casas foram cada uma delas encomendadas por famílias Burguesas da época, também elas rivais.
Quando se olha para a fachada principal da "Casa Batlló" dá-nos a sensação de estarmos a olhar para um conjunto de máscaras carnavalescas, porque todas as varandas são esculpidas em forma de máscara que são os crânios das vitimas. Eis que se entra na casa propriamente dita e, aqui temos a ligeira impressão de termos sido transportados no tempo. Toda a arquitectura, combinação de materiais e cor, jogo de luz... Faz-nos pensar como é que naquela época alguém poderia, sequer imaginar aquilo, quanto mais construir. Tudo é pensado ao mais ínfimo pormenor. Depois de uma visita guiada á casa, chegá-mos ao terraço, onde podemos observar o telhado que imita o dorso de um Dragão.
O valor que se paga para visitar esta casa, pode ser considerado um pouco elevado, 18,15€ por pessoas, mas acho que é merecido, é uma obra imponente e que merece realmente ser visitada. Actualmente esta casa é de um particular.
Sem comentários:
Enviar um comentário